domingo, 11 de dezembro de 2011

Eleitores do estado do Pará vão as urnas nesse domingo(11) para opinarem sobre a divisão do Estado


A população do Pará vai às urnas neste domingo (11) para votar em um plebiscito que poderá desmembrar o território local em três partes, criando dois novos Estados: Carajás e Tapajós. De acordo com o TRE-PA (Tribunal Regional Eleitoral do Pará), 4,8 milhões de pessoas estão habilitadas a participar do pleito, que ocorrerá entre 8h e 17h (horário local, que é uma hora atrasado em relação a Brasília) e custará R$ 13,7 milhões aos cofres públicos.


Todos os eleitores do Pará que tenham entre 18 e 70 anos são obrigados a votar, e quem não comparecer deverá justificar a ausência, como ocorre em processos eleitorais. A participação no plebiscito é opcional para eleitores com 16 ou 17 anos.
Quem não estiver em seu domicílio eleitoral no dia, mas estiver no Estado, pode justificar a ausência em qualquer local de votação. Já quem estiver fora do Pará terá até o dia 9 de fevereiro de 2012 para explicar a falta em qualquer cartório eleitoral do país.
Para evitar transtornos, o governo do Estado mandou reforçar a segurança. Policiais civis serão deslocados para os 11 municípios onde não há efetivo da corporação. Nas 40 cidades em que há poucos policiais civis, reforços serão enviados para auxiliar na segurança pública.
A Lei Seca, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas, entrará em vigor à meia-noite de sábado (10) e valerá até as 18h de domingo. O objetivo, de acordo com a Justiça Eleitoral, é garantir mais tranquilidade na votação.
Depois do plebiscito
Caso a maioria dos paraenses vote contra a divisão do Estado, o Congresso Nacional deverá arquivar o tema. Entretanto, se for aprovada a proposta de criar um dos Estados ou ambos, um novo projeto de lei terá de ser analisado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. O processo pode levar anos.
Pesquisa Datafolha divulgada no dia 25 de novembro mostrou que 62% dos eleitores são contra a divisão do Pará para criar o Estado de Carajás, e 61% são contra a criação do Estado de Tapajós.
Como votar
Para votar, o eleitor deverá apresentar um documento oficial com foto que comprove sua identidade. São documentos oficiais para a comprovação da identidade do eleitor: carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação. Para facilitar a identificação da seção, é importante levar o título eleitoral.
A urna exibirá ao eleitor, primeiramente, a pergunta sobre a criação do Estado do Tapajós e, em seguida, sobre a criação do Estado do Carajás, da seguinte forma:
- Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Tapajós?
- Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Carajás?
Apertando o número 55, o eleitor vota no “não”. Escolhendo o 77, vota no “sim” para cada uma das questões.
FONTE: ACARI INFORMAÇÕES / TABOLEIRO GRANDE NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário