sábado, 21 de janeiro de 2012

Centro de Pesquisa prevê chuva forte no país neste fim de semana; RN na lista

Grande parte do país terá chuva forte neste final de semana, segundo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe). A previsão é de chuva forte, no sábado e no domingo, no extremo norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Triângulo Mineiro, centro-sul e oeste de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro.

Também deve chover forte em Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Acre, Rondônia, Amazonas, sul de Roraima, Pará, sul e oeste do Amapá, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, oeste e noroeste da Bahia.

A chuva é favorecida em áreas do Norte, Centro-Oeste e Sudeste pela zona de convergência de umidade, que favorece com muitas nuvens e instabilidade, com algumas aberturas de sol.
 
“Em áreas do Nordeste, a chuva ocorre em razão do chamado vórtice ciclônico em altos níveis além da presença de umidade vinda do oceano, o que gera instabilidade na atmosfera”, afirma o meteorologista José Felipe Farias.

Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário