quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Chuvas na região Serrana fazem açudes da região Oeste potiguar sangrar

Açude de Riacho da Cruz
Com as fortes chuvas registradas nos últimos dez dias na região Serrana, os primeiros açudes começam a sangrar. O primeiro foi no município de Riacho da Cruz, que fica no pé da Serra de Portalegre. O segundo açude a começar a sangrar foi em Triunfo Potiguar. Na região Serrana, o acumulado de chuvas já passa de 200 milímetros.

A expectativa é maior com relação aos açudes de pequeno porte, especialmente nas cidades que estão sem abastecimento, como Antônio Martins (7,5 mil habitantes) e Luis Gomes (10,2 mil habitantes), que estão sendo abastecidas com carros-pipa. Os açudes destas cidades tomaram água em 2009, mas em 2010 receberam pouca água e secaram em 2011.


Já os açudes de médio porte, como Tourão, em Patu; Brejo, em Olho D'água do Borges, Lucrécia, em Lucrécia; Rodeador, em Umarizal; Morcegos, em Campo Grande, tomaram pouca água. Não o suficiente para ser notado. Já os açudes de grande porte, como Armando Ribeiro Gonçalves (Itajá), Santa Cruz (Apodi), Umarí (Upanema) e Pau dos Ferros (Pau dos Ferros) ainda não estão tomando água.


O meteorologista Gilmar Bristrot informa, pelo site da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), o inverno em 2012 tende a ser um pouco acima da média, o que aponta a necessidade de tomada de providências, especialmente nas áreas de risco de inundação nas regiões do Vale do Açu e do Apodi.

Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário