segunda-feira, 2 de abril de 2012

Alunos da 'Escola Estadual 11 de Agosto' de Umarizal/RN foram convocados para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências no Equador


Do município de Umarizal, semiárido norte-riograndense, à San Juan de Ambato, uma cidade no centro do Equador, a uma altitude de 2.600 metros acima do nível do mar. Este será o próximo roteiro dos alunos, Flavia Kaline, Jonas e Marcondes, da Escola Estadual 11 de Agosto. Ambos tiveram sua pesquisa selecionada durante a Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia (FEBRACE), realizada na Universidade de São Paulo (USP), entre os dias 12 a 17 de março.

A pesquisa, “Energia Eólica”, desenvolvida pelos estudantes do 3º ano do ensino médio, e orientada pelo professor Everton Pinheiro, foi uma das três pesquisas selecionadas para representar o Brasil  na 26ª Mostra Internacional de Ciências e Tecnologia, que será realizada no Equador, no período de 24 a 28 de abril.
Os alunos de Umarizal foram convocados após a desistência por falta de recurso pra viagem, de um dos projetos selecionados inicialmente. De acordo com o regulamento o projeto seguinte deveria ser convidado e foi o que aconteceu. Agora o projeto Umarizalense depende do apoio do Governo do Estado para a viagem.“A diretora da 14ª Dired, Maria Eunice foi pra Natal ontem conversar com pessoal da Secretaria de Educação. Eu sei que já está certo a questão da gente ir agora só está faltando a questão do “sim” do Governo do Estado”. Disse o diretor Everton.
A conquista dos Norte-riograndenses de Umarizal em poder representar o Brasil no Equador, não foi tarefa muito fácil. Para se ter uma ideia, no evento realizado na USP foram inscritos 1.500 projetos, sendo que apenas 320 foram aprovados. Destes, apenas três foram selecionados para a Mostra Internacional. Com a desistência de um dos projetos, o trabalho dos alunos umarizalenses foi selecionado, pois era o seguinte na lista de classificação, uma “gigantesca” conquista para o município e para educação de Umarizal.
Trabalho Energia Eólica
Os resultados das pesquisas dos alunos, Flavia Kaline, Jonas e Marcondes apontaram maior eficiência nas hélices de três pás em comparação com a de duas e a de seis, enquanto que o diâmetro da hélice acoplado a um sistema de roldanas interfere diretamente na quantidade de energia produzida. Jonas ressalta que o Brasil tem "enorme potencial para desenvolvimento da energia eólica, mas esse potencial é pouco explorado". O Rio Grande do Norte tem o maior potencial de energia eólica do Brasil e na gestão Rosalba Ciarlini o Estado tem liderado os leiloes deste tipo de energia aumentou o número de parques eólicos instalados e produzindo no RN, que atualmente são 12.

Fonte: Umarizal em Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário