sexta-feira, 15 de julho de 2011

Lucrécia foi o destaque com 100% da vacinação contra a poliomelite.


Pelo menos 59 municípios do Rio Grande do Norte atingiram cobertura acima de 100% de vacinação contra poliomelite. Lucrécia, no Alto Oeste, foi o destaque com índice de 118,48 %, seguido de Olho D'Água dos Borges com 116,32%, e Carnaubais - que alcançou 116,32 %. No Vale do Açu outras cidades superaram os 100 por cento: Ipanguaçu, com 114,15 %; e, Macau, com 110,25 %. No rol de cidades com pior desempenho vacinal também se encontram Paraú (84%) e Triunfo Potiguar (82,22%). Este ano, as secretarias municipais de saúde fizeram um esforço extra para atingir a meta fixada pelo Ministério da Saúde. Isso porque a cobertura vacinal conta pontos para a conquista do Selo UNICEF.

Apesar disso, 14.379 crianças deixaram de ser vacinadas no Rio Grande do Norte. No Brasil, o Sistema Único de Saúde vacinou, até a manhã de quinta-feira, 13 milhões e 894 mil crianças contra a pólio. Esse total representa 98,21 por cento do público-alvo. Este não o Governo Federal garantiu um novo avanço no Programa Nacional de Imunização, com a inclusão de crianças de seis meses a menores de dois anos, além de gestantes na campanha contra gripe. Em 13 de agosto acontece em todo o território nacional a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Todas as crianças de zero a menores de cinco anos precisam receber o reforço das duas gotinhas. Além da pólio, oito Estados brasileiros (Alagoas, Bahia, Ceará, Minas gerais, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul) iniciaram a campanha de vacinação de segmento contra o sarampo no dia 18 de junho. A mobilização se estende até o dia 22 de julho.


Na outra ponta das estatísticas está os mais de 50 municípios do Rio Grande do Norte não atingiram a meta de vacinar 95% das crianças menores de cinco anos contra a paralisia infantil, na primeira fase da campanha, encerrada no dia 30 de junho, de acordo com balanço oficial divulgado pelo Ministério da Saúde.


Entre os municípios que não conseguiram atingir a meta estão as duas maiores cidades do Estado: Natal, com 86,02 por cento e Mossoró, que atingiu 91,2 por cento. Em Natal, de acordo com estimativa do Ministério da Saúde, deixaram de ser vacinadas 7.839 crianças. O pior desempenho foi o de Nova Cruz onde a cobertura só atingiu 74,79 por cento. No Rio Grande do Norte, o índice foi de 94,04%.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário