terça-feira, 27 de dezembro de 2011

48 Anos De Emanicipação Politica De Lucrécia

Em terras pertencentes por direito a uma mulher negra, mais conhecida por todos como Negra Lucrécia, localizadas nas redondezas do rio Mineiro e do riacho Pé de Serra, teve início a construção de um açude que ao mesmo tempo em que se edificava, um povoamento ia se formando ao seu redor conforme dados bibliográficos do escritor Câmara Cascudo. A construção do açude na área do rancho da Negra Lucrécia, na terceira década do século XX, teria dado trabalho a cerca de 2.500 homens. Com a construção do açude, o rancho da Negra Lucrécia deixava de ser apenas um “rancho” tornando-se um contingente populacional formado por trabalhadores que se uniram e deram continuidade a um grupo de moradores. Com o surgimento dos plantios, as necessidades locais começaram a ser supridas e a realização da feira pública foi mais um passo para que as melhorias da localidade e seu desenvolvimento comercial se desenvolvessem. O povoado foi se tornando uma realidade e logo surgiu a edificação de uma capela, um galpão foi edificado e usado como mercado público, surgiram as casas de tijolo e telha, lojas, novos armazéns e com a energia chegou a modernidade.
 O povoado de Lucrécia, nome dado em homenagem a pioneira da região (Negra Lucrécia), tornou-se uma realidade, quando no dia 27 de dezembro de 1963, pela Lei nº 3.040, desmembrou-se de Martins e tornou-se um município Potiguar.

Hoje 27 de Dezembro, Lucrécia completa seus 48 anos ! 
Parabénssssssss

2 comentários:

  1. A historia de que todas as terras do municipio pertenciam a uma mulher de negra chamada Lucrécia e que o povoamento da região se deu através da construção do açude em 1933 tem algumas controvérsias. No ano de 1927 o bando do cangaceiro Virgulino Ferreira (Lampião) passou pelo povoado onde já se encontrava a fazendo do Sr. Egidio Dias e com certeza as terras já eram povoadas.

    ResponderExcluir
  2. por favor, divulgue este comentário.

    ResponderExcluir