sexta-feira, 1 de julho de 2011

RN registra mais três casos de dengue sorotipo 4 em Santa Cruz


A pasta da saúde pública do Rio Grande do Norte registra nesta quinta-feira (30) 
mais três novos casos da dengue tipo 4, 
contabilizadas no município de Santa Cruz. Os novos casos estão listados no 
Programa Estadual de Controle da Dengue e foram identificados pelo
Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen), no último dia 20 de junho.
Das amostras coletadas, 03 foram positivas, 03 negativas e 04 estão em processamento.
O mesmo laboratório confirmou no início do mês a ocorrência de dois casos em 
Santa Cruz, que há mais de 30 anos não circulava no Estado.

Os dois casos registrados no início do mês referem-se a duas pacientes do sexo feminino, 26 anos e 52 anos de idade, moradoras da mesma residência no bairro Centro. Foram casos autóctones, sem relato de viagens a outros estados ou países.

Após o conhecimento desses casos confirmados, a equipe técnica do Programa Estadual de Controle da Dengue definiu medidas com a finalidade de interromper a circulação do vírus em Santa Cruz.

Entre as ações de controle implementadas, estão: a realização de tratamento focal para controle larvário e bloqueio portátil num raio de 150 metros no bairro onde residem os pacientes infectados; elaboração e avaliação do mapa de risco do município para aplicação de tratamento espacial com os carros-fumacê (Ultra Baixo Volume – UBV pesado); monitoramento e avaliação após o término de cada ciclo.

O monitoramento dos casos após o término de cada ciclo; a articulação com o gestor municipal para contatar a equipe da Estratégia Saúde Família para investigação imediata dos casos e para continuar a coleta de isolamento viral de todos os casos de pacientes com sintomatologia de dengue e contato imediato com o Ministério da Saúde sobre a identificação do sorotipo 4 foram ações feitas pela Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário