domingo, 25 de novembro de 2012

sábado, 24 de novembro de 2012 Escritora lançou livro que consumiu 12 anos de pesquisas sobre família alto-oestana

Luciana Carlos

ALMINO AFONSO – Passados mais de 12 anos de incessantes pesquisas, Luciana Carlos finalmente apresenta o resultado de todo seu empenho e trabalho com o lançamento de seu primeiro livro, "Os doze patriarcas da família Carlos". A obra conta a história da família Carlos do Rio Grande do Norte, segredos de homens e mulheres importantes que fizeram história no interior do Estado.

Mais que uma boa leitura para os descendentes dos Carlos, a obra é também um documento importante para todos os potiguares e interessados em saber como era o cenário econômico e cultural do Estado no final do século XIX e começo do século XX.

Num dos trechos do livro "Os doze patriarcas da família Carlos", a autora Luciana Carlos escreveu que em 12 de fevereiro de 2012 fez 166 anos de família Carlos no RN, tendo como base o nascimento de Manoel Carlos da Silva e o mês de sua morte. Ele foi o patriarca da família em solo potiguar, hoje numerosa em todo o Brasil.

De acordo com a descrição da autora, "a família Carlos de hoje é bem diferente dos primeiros patriarcas. Os filhos de simples agricultores se tornaram grandes empresários, engenheiros, desembargadores, médicos, jornalistas, advogados, deputados, prefeitos e vereadores, entre outros, e expressivamente a família diminuiu, abaixo de uma média de 12 filhos nas primeiras gerações, para apenas dois entre a quarta e quinta gerações. Neste rimo que estamos logo não mais existiremos nas próximas décadas como família Carlos".

A autora cita na sua obra que os Carlos de hoje agregados a outras famílias já não usam mais o sobrenome Carlos, não moram perto de parentes e não vivem mais da agricultura.

"A nossa história propriamente dita começa em 1846, com o nascimento de Manoel Carlos da Silva, foi ele que fez a família acontecer. O que ficou para trás não fez nem fará diferença no que somos e continuaremos sendo. Mesmo após tanto tempo ainda conservamos muitas coisas dos patriarcas, mas expressivamente evoluímos no conhecimento e na forma de resolver os problemas do cotidiano", diz um dos trechos do livro de Luciana Carlos.

O lançamento do livro "Os doze patriarcas da família Carlos" ocorrerá em Mossoró, no dia 9 de dezembro, no Maracanã (rua César Leite, 34, bairro Nova Betânia). O evento terá início às 10h, com uma feijoada.

Um comentário:

  1. O meu muito obrigado a imprensa pela belissimamente participação neste trabalho.Luciana Carlos

    ResponderExcluir