sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O filme Inácio Garapa 02 será lançado em Alexandria/RN dias 10 e 11 de dezembro


O longa metragem da série da saga do “matuto sonhador” começou a ser rodado no segundo semestre do ano passado, tendo como idealizador, J. Gomes e lançado em novembro. A comédia matuta ganhou o Brasil nas mãos dos vendedores alternativos diante da grande aceitação pelo enredo hilário, retratando também a vida sofrida do homem nordestino. “Criamos personagens que são a cara do povo, assim como o Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. Apimentamos com muito humor e esse foi o segredo do sucesso que o primeiro filme arrancou”, disse J. Gomes.
O mais novo cineasta se orgulha de ser o primeiro a lançar um longa metragem na região do Alto Oeste Potiguar, e ainda se impressiona com o sucesso que o filme obteve. “Recebemos informações por email e ligações de diversas regiões do país. As pessoas querem saber onde fica Alexandria e como foi feito o filme. Recentemente recebemos notícias de que o filme está sendo bastante vendido em Mato Grosso do Sul e em Roraima. Inclusive com a informação de um professor que a estória do matuto sonhador está sendo tema de estudo em algumas escolas”, completa.

A Barriguda Filmes, criada por J. Gomes, não dispõe de recursos, depois que o filme caiu nas mãos da pirataria. “Por um lado foi positivo. Jamais alcançaríamos tanto sucesso e reconhecimento. Mas isso impede que recuperemos o investimento, cerca de R$ 20 mil, praticamente com recursos próprios”, lamenta. Mesmo assim o cineasta partiu para mais uma aventura na arte de realizar sonhos. Com uma câmera na mão e uma idéia na cabeça, assim como o grande cineasta Glauber Rocha, ao criticar a falta de incentivos na sua época ao cinema brasileiro, iniciou as gravações do seguimento da saga do matuto sonhador no início do segundo semestre deste ano. “Desta vez algumas portas se abriram, pois começaram a acreditar no nosso potencial”, comemora.

O filme “Inácio Garapa, Um Matuto Sonhador 02. O Retorno” terá sua Avant premiere nos dias 10 e 11 de dezembro em Alexandria, na Casa de Cultura. As sessões acontecerão às 19:30h do dia 10 e às 15:00, 17:00 e 19:30 horas. Também será exibida uma sessão especial no dia 23 de dezembro. Depois, segue uma maratona de exibições nas cidades até o final de abril, onde será lançado o DVD. Quem for ao cinema assistir ao filme, automaticamente já assegura o seu DVD.

O criador sempre ama a sua criatura e pouco observa os seus defeitos. “Não posso falar nada sobre o novo filme. Vou deixar que o público faça a sua crítica”. J. Gomes disse ainda que algumas pessoas viram o piloto e, a maioria, acha que está melhor do que o primeiro. “É difícil dar continuidade a uma comédia matuta. Tivemos o cuidado do roteiro não ser parecido com o primeiro. Novos personagens se integram, a exemplo do diabo, onde Inácio Garapa trava uma luta de morte para vencê-lo depois de ter vendido a sua alma para encontrar a sua esposa e filhos. O soldado Azulão tem uma participação importante. Durante todo o filme ele é o companheiro fiel de Inácio. Imagem só o que eles vão aprontar?”, deixa o suspense.

O sonho de J. Gomes vai além do filme. Com a criação da Barriguda Filmes, pretende abrir cursos de cinema e ensinar a arte de manusear uma câmera e trabalhar com edição não linear. “Pretendo levar a arte para muitas pessoas dessa região pobre de cultura. Espero que entendam a minha intenção e nos apóiem. Concluiu.
*BF

Nenhum comentário:

Postar um comentário