sábado, 26 de novembro de 2011

Baixo estoque de sangue preocupa Hemocentro Mossoroense



Ontem, 25 de novembro, foi comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Porém, o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro) de Mossoró não tem muitos motivos para a celebrar a data, uma vez que o estoque de bolsas de sangue da unidade está abaixo do necessário, o que coloca em risco a vida de muitos pacientes que necessitam de transfusão na cidade.


De acordo com a assistente social do Hemocentro, Eliane Aires, atualmente o estoque de bolsas do sangue fator "O" positivo e negativo está quase esgotado. "Nós estamos precisando de todos os tipos de sangue, mas os do fator "O" é a nossa maior necessidade, pois o estoque está praticamente zerado", diz, atribuindo o motivo do baixo número de doações ao fato de a Unidade Móvel do Hemocentro não está circulando há seis meses. "Há muito dificuldade da população em se descolar até a nossa sede. Muitas pessoas têm vontade de doar, mas não podem vir até nós. Esperamos que a reforma no ônibus seja concluída o mais rápido possível", destaca.
A assistente social afirma que os altos índices de violência existentes em Mossoró contribuem para que a demanda de transfusão seja ampliada, fazendo com que dessa forma as bolsas de sangue da unidade se esgotem rapidamente.


A demanda do Hemocentro mossoroense atual é de aproximadamente 900 bolsas de sangue por mês, número que há poucos meses era de 600 unidades para atender pacientes da cidade e da região. "Há períodos que atingimos a demanda, mas há também meses que ficamos muito abaixo disso. A necessidade é crescente. Por dia, são cerca de 30 bolsas destinadas à transfusão, mas nem todos os dias recebemos 30 doadores", conta Eliane Aires. Campanha de incentivo á doação será


Com o objetivo de ampliar o estoque de bolsas de sangue e incentivar a doação entre a população da cidade, o Hemocentro realizará amanhã, 26, na praça Rodolfo Fernandes (Praça do Pax), a partir das 8h, o dia "D" da campanha "Doe um pouco de você para salvar a vida dele".


Segundo Eliane Aires, serão instalados estandes no local, onde os visitantes poderão tirar dúvidas a respeito da doação de medula óssea, de sangue, sobre hemofilia e também a respeito da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR). "A população sempre colabora com as nossas campanhas, as pessoas são muito solidárias. Nessas ações, nosso estoque melhora significativamente", revela.
Até as 13h, a equipe do Hemocentro esteve na Praça do Pax desenvolvendo atividades de conscientização. "Um carro será disponibilizado para que a população venha até a sede fazer sua doação", destaca Eliana Aires, complementando: "As pessoas pensam que chegando aqui vão logo doar sangue e podem passar mal. Mas são feitos uma alguns exames, elas passam por algumas consultas, e só vão doar se puderem", explica.
Para doar sangue, o cidadão deve ter entre 16 anos completos e 67 anos, sendo que jovens com 16 e 17 só poderão doar com o consentimento formal do responsável legal, ter peso mínimo de 50kg e estar em boas condições de saúde. Os interessados em ser doadores devem comparecer à sede do Hemocentro Mossoró, localizado ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), com o documento de identidade, de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários: das 7h às 18h20, e aos sábados, das 7h às 11h30.



Fonte: Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário